TOP30 2009 - 20º,19º,18º,17º e 16º
Muito provavelmente a “carta na manga” de “Valsa Com Bashir” seja o fato desta ser uma produção israelense que critica a própria política israelense. Quando acompanhamos o noticiário, por mais imparcial que este tente ser, sempre assistimos a matérias que apontem o povo do Estado de Israel como os “mocinhos” da estória. Eles são judeus e por isso são perseguidos, por isso são esnobados pelos países árabes, por isso estão sempre envolvidos em conflito bélicos. Isso é o que muitas pessoas pensam sobre Israel: eles também estão errados, mas os outros, ah, os outros estão muito mais. Tanto é que a própria Terra do Tio Sam, juntamente com outros países ocidentais e organizações como a Freedom House, oferecem apoio direto a Israel. Tendo em vista tudo o que mencionei no parágrafo acima, não restam dúvidas de que assistir a uma produção que vá de encontro às opiniões da grande maioria da população mundial é, na pior das hipóteses, interessante, não? Melhor ainda é ver que esta mesma produção é proveniente do berço de tais discussões. Aí, o filme torna-se imperdível. E é isso mesmo o que “…Bashir” é, um filme imperdível.
Por Daniel Esteves
Se a premissa não nos tira o fôlego de tanta emoção e ansiedade, a originalidade e inventabilidade do diretor Danny Boyle corre pelo lado oposto. Sempre expressivo, o diretor parece fazer todas - e eu reafirmo: todas - as opções corretas para o filme. Da fotografia quenta e colorida até à edição rápida, passando pela trilha sonora eletrônica que é, ao mesmo tempo, precisa e elegante. Não fosse pelo diretor, este projeto correria grande risco de ser realmente ruim, o que prova que Danny Boyle, de imediato, é de fato o melhor diretor de uma produção de 2008.
Por Tiago Marin
Eu vou me arriscar a dizer que é um dos melhores desta última década, mas vou afirmar que são os melhores do ano, disparados. Os alienígenas e os humanos vivendo juntos é tão, mas tão real, que nem dá pra perceber que é efeito visual mesmo - também, com Peter Jackson na produção! (...)Distrito 9 É um ótimo exemplo também da crítica social que o filme nos remete, com o preconceito entre humanos e alienígenas, de como um trata o outro. Como filme, não é nenhuma obra-prima, mas como experiência cinematográfica, uma das melhores atualmente.
Por Diego Rodrigues.
Quando Up termina, permanece uma sensação contundente de sucesso e felicidade, quase como se fosse você quem partiu para aquela aventura extraordinária e terminou tocando a vida de um garotinho que ansiava por amor. É, sem dúvida alguma, um exemplo de valores e virtudes, envolvidos em um pacote dos mais irresistíveis. No mais, se entregue de corpo e alma para Pete Docter e Cia., morra de rir com a voz hilária de um dos vilões caninos, se envolva com a dinâmica autêntica entre a juventude e a velhice, amoleca-se com o cachorro Doug declarando seu amor e simplesmente alce vôo. Up certamente lhe levará para longe. Tão longe que, para tirar sua cabeça das nuvens e colocar seus pés no chão, será preciso um belo esforço. Mas quem quer ficar no chão quando podemos voar com a Pixar?
Por Wallyson Soares
Dúvida” é um filme que é caracterizado por um casamento perfeito entre atores e roteiro (não foi a toa que estes foram os elementos reconhecidos pela Academia). O longa propõe uma discussão excelente e convida o espectador a tentar desvendar – com o pouco de detalhes que sabemos – quem tem razão nesta história toda (se é que alguém tem). O interessante, porém, do argumento levantado por John Patrick Shanley é que, assim como Ian McEwan, e, ao contrário de Machado de Assis, ele tem plena consciência de que não existe um lado vencedor. A culpa sempre irá existir. A grande pergunta é: quem sabe conviver com ela? Aí, sim, teremos alguém levando vantagem – se é que isso é possível.
Por Kamila.
E o TOP30 desse ano ja vai se afunilando. Opine quem será os próximos cinco expostos!
Novamente, valeu pela citação! Gosto muito de todos, em maior ou menor grau. Minha ordem ficaria: Quem Quer Ser um Milionário? > Up > Dúvida > Valsa com Bashir > Distrito 9.
Muito bom ver que Bastardos vai estar pelo menos entre os 15... E que Avatar, pelo jeito, vai passar um monte de filme que é melhor que ele.
Bashir merecia uma colocação melhor, fico feliz de ter derrubado Up e feliz que Dúvida ficou onde merecia.
Fiquei também muito contente em ver que fui o escolhido para defender Slumdog aqui... Esperava que ele ficasse num lugar melhor, mas tudo bem, o filme gerou certa raivinha boba de algumas pessoas. Passei os quatro primeiros meses de 2009 o defendendo com unhas contra O Curioso Caso de Benjamin Button.
Por sinal, estou traumatizado que Ben Button pelo jeito ficou na frente por aqui e o 10,0 da Vivi vai colaborar com isso... Saco, devia ter postado meu 6,5 rs...
Mas está surpreendente esta lista... Grandes favoritos já passaram... Não sei quem é o top... Mas se for quem eu to pensando eu me mato... Melhor, mato os smurfs gigantes.
Lembrando que no meu trechi ali, que começa com "Os melhores desta última década..." referem-se aos efeitos e não ao filme em si :D
Pensava que "Quem Quer Ser um Milionário?" ia estar mais em cima. Feliz de ver um filme que adoro, "Dúvida", ainda mais com texto meu. :-)
Gente, alguma notícia do blog de ouro?
Estou dando risadas com essa colocação do Milionário Indiano, por mim nem entraria nesse Top-30.
ABRAÇOS
Estou aqui para avisar que o Cinefilando fará um liveblogging do Globo de Ouro amanhã a partir das 22:30!
Abraços!
Contente em ver "...Bashir" em uma boa colocação, ainda mais com um trecho de meu texto para defendê-lo :D
"Quem Quer Ser um Milionário?" é, ao meu ver, bom, e pára aí...
Minha sequência ficaria da seguinte forma: Valsa com Bashir > Up > Distrito 9 > Dúvida > Quem Quer Ser um Milionário?