O Reino Proibido (The Forbidden Kingdom- 2008)



Sabemos que a Ásia também é patriota. Muito difícil encontrar um filme de lá, cujo não há a existência mínima de uma base envolvendo sua cultura e crenças. Em “O Reino Proibido“ temos mais um exemplo de um “Wuxia” (wu= artes marciais; xia= filosofia) que é um gênero cultuado pelos chineses, onde cavaleiros, sejam homens ou mulheres, ricos ou pobres, lutam a favor dos fracos. Mas, aqui não temos apenas uma história apoiada.

O roteiro ganha força com as situações e intenções expostas pelos personagens. A sede de glória, a coragem, honestidade, justiça, lealdade, e o desinteresse na riqueza são acrescentáveis a uma narrativa composta. As cenas de ação são diversificadas e as coreografias são profissionais, os efeitos usados para as lutas são perfeitamente alinhados.

A direção é segura nos efeitos especiais e principalmente visuais. A bela Yifei Liu é curiosamente exposta em ângulos de ênfase para a perfeita fotografia, tanto digital quanto natural. Acrescenta-se a trilha sonora competente, muito bem adicionada nos momentos de ação, ou algo mais sublime. Partes essas eficazes, apoiadas por mensagens perfeitamente dialogadas, onde é difícil escolher apenas uma.

Como o longa não é um filme perfeito (embora pudesse ser) alguns termos são dispensáveis e fica evidente que o lado estadunidense tem culpa nisso. A presença de Michael Angarano é como um atrativo ao público americano e o mesmo tem uma atuação extremamente oscilante. Foi do razoável para o ruim inúmeras vezes. Já o restante do elenco, como já não era de se esperar grande coisa, manteram uma normalidade, e que como sempre não atrapalhou em nada no filme. Até mesmo nos momentos mais técnicos.

Talvez, não vão apreciar o cume do filme, por algumas razões:

Reclamaram dos momentos heróicos impostos principalmente no desfecho do filme. Queixaram de algumas cenas cômicas não muito bem encaixadas no mesmo. Protestaram aos exageros que sempre existiram em filmes do tipo. Manifestaram aos vôos dos lutadores.

O Homem não voa, mas também não vira Zumbi, Lobisomem ou Homem de ferro.

Lembrem-se: Cinema é arte.

Cotação: ³ ³ ³ - Filme bom

1 Response to "O Reino Proibido (The Forbidden Kingdom- 2008)"

  1. Legal, gostei de seu blog.
    è uns dos melhores que já vi.

    Visite o meu: http://balsamdegileade.blogspot.com

    Valeu, Um Abraço!!!

Powered by Blogger