Efeito Dominó (The Bank Job - 2008 )


É negligente. Vai direto ao ponto em um ritmo acelerado e apoiado graças aos diálogos retos e ágeis que já fixam o espectador na tela e na trama. A química já é formada desde o principio e o espectador ainda nem esquentou a sua poltrona.

Atuações surpresas de Jason Staphan e os outros modestos, e convincentes, trabalhos dos demais atores. E o conjunto de profissionais é uma das diferenças dos demais filmes com temáticas semelhantes, principalmente relacionando-se com “12 homens e um segredo”, pois em “Efeito dominó” o gasto com o elenco faz parte apenas do bolso do roteiro, algo dentro do filme, e não da produção do mesmo.

O roteiro é intrigante e as potências dos personagens ajudam ainda mais nisso. Nenhum deles é apenas mais um na história e sim complementações de uma narrativa com seus giros, e figuras de caráter não muito confiável. Destaque para as mortes não mostradas, porém que fazem nossa imaginação começar a fluir e mesmo assim obter o mesmo efeito, de como tivesse visto algo. Falha somente em termos dispensáveis como a elaboração da família feliz de Terry e o final, que poderia tomar outro rumo, entre outros pequenos detalhes.

Por se tratar de um assalto a banco, o dinheiro é cobiçado apenas em algumas cenas. O que se levanta mesmo, e muito bem, é a perturbação moral produzida pelo receio extremo e imaginativo do ridículo e da desonra. Senhor deputado, governador, vossa excelência, não se acanhem de seus subornos e adulterações e as suas gandaias, pois... “idaí “ se o Chefe do Estado gosta de levar uns tapinhas?

É a briga do crime prático com o teórico. Ganha quem menos se dar mal. E se eu torço pelo Vilão, tudo fica bem mais divertido.
.
.
Cotação: ³ ³ ³ ³ - Filme ótimo
.
.
Onde encontrá-lo: 16/05 nos Cinemas.
.
.
Trilha sonora: “Get It On” – T. Rex / “Money, that's what I want” -The Storys/“Hey there” -The Basics/“Unchain my heart” -Natasha Miller/“Lola” -The Kinks/“In the midnight hour” -The Basics/“Allemande in G from English Suite”- J.S.Bach/“Save Me” -The Storys/“I Believe in Love” -The Storys/“History of Jamaica” -Early B/“Those were the days” -Raskin/“Lola” -The Kinks.

1 Response to "Efeito Dominó (The Bank Job - 2008 )"

  1. Não costumo dar confiança para este gênero mais, a não ser quando sei exatamente do que se trata...
    Mas gostei da resenha e vou apostar!

    Abraço
    (Depois dá uma passada no meu cineblog tb...)

Powered by Blogger