Sessão ao Quadrado ²


A Batalha dos Ciborgues (Natural City- 2003 ) ³ ³

Já assisti quatro filmes coreanos até hoje: a obra-prima “O Hospedeiro”, “Espelho”, “Memórias de um assassino” e o slasher “Morra, ou diga sim” (acompanhe o comentário a baixo) e nenhum desses chegaram a me desapontar. Já “ A Batalha dos Ciborgues” que teve semelhante repercusão na Coréia , como foi para “The host” . Os dois nem se comparam, mas “Natural City” decepciona. É apenas regular (zinho).

A fotografia digitalizada e os feitos sonoros são muito bons, e as atuações são convincentes. Para por aqui. Pois, tanto visualmente quanto nas lutas os efeitos especiais são fraquinhos (mesmo, por muitas vezes, copiarem “Matrix” , até mesmo as posições de câmeras). São exagerados. Forçados. A mistura de ficção e romance “poderia” ser a razão de considerarmos o filme no mínimo bom, mas pena que estava nas mãos erradas. A tentativa de algo sublime é falha, e o apego pelos personagens, que nesses tipos de filmes é essencial, é vaga. Não sentimos importância para o destino de suas figuras. O diretor Min Byeong-Cheon tinha uma base de “Blade Runner” , um ótimo ator, protagonista do sensacional “Espelho”,Ji Tae-yu e o coreógrafo de lutas Jung Doo-Hong de “City of Violence” , mas perdeu a chance de ganhar a batalha, mesmo com um bom exército.


Morra , ou diga sim (Sae-yi yaeseu/ Say yes -2001) ³ ³ ³

Uma boa surpresa encontrar um slasher descente na atualidade. Digo isso pelo bom roteiro. Como todo filme asiático, em especial o sul-coreano que cada vez mais me contenta, vide O Hospedeiro, ocorre uma mistura de gêneros, só que nesse o suspense é bem mais fluente do que o outro gênero que nele se encontra. Um casal apaixonado programando umas férias inesquecíveis, e com isso a introdução romântica com uma trilha sonora melosa, mas não irritante, é como um alicerce para o espectador sentir o amor que tem a dupla de bons e jovens atores, para que futuramente sintam compaixão do que virá. Não foi tão forte assim. Os clichês são poucos, principalmente por ser um slasher, e a constante é muito boa, apesar das músicas um pouco exageradas nas cenas de tensão, essas partes dão para ver numa boa, sem xingar ninguém de burro. O gore é um pouco exagerado, mas nada que atrapalhe o filme. O maior problema é que o filme demora demais para terminar, enquanto assistia imaginei que era o final do filme umas três vezes, e com isso se torna meio irritante, além também de uns closes das câmeras um pouco ultrapassados. Porém, o desfecho é muito bom, bem diferente e explicativo para a razão do assassino matar, e ainda mais com o enriquecimento da mudança de personalidade de um dos personagens. Pode emocionar, pode chocar,mas pode apenas passar...
.
.
Onde encontrá-los: Ambos, em algumas locadoras

1 Response to "Sessão ao Quadrado ²"

  1. A Batalha dos Ciborgues lembra Casshern...que é muito bom! Talvez você vai gostar de conferir!
    O outro não conheço...
    Bacana teu blog!
    Depois apareça pelo meu...abraço!

Powered by Blogger