Calvário ( Calvaire- The Ordeal- 2004) ³ ³ ³ ³


Onde pode levar uma mente perturbada pela ausência de algo, seja o que for, em que o amor obsessivo se torna um adereço fixo na pessoa sem ser designado por algo saudável ou não? Um negro amor inexplicável e que causa conseqüências extremamente forçadas lotadas de fantasias. Um fissurado vê tudo tão normal. Invulnerável. É tudo real e ao mesmo tempo satisfatório, e o termo “ilusão” é anulado. É você, querendo ou não.




A palavra “Calvário” tem inúmeros significados. Tanto figurativo quanto histórico. No filme, o nome tem coerências que resultam em explicações que o próprio título deduz com um ar interessantíssimo. Temos uma seriedade por vezes envolvendo religião , porém sem nenhum exagero podendo até passar por despercebido. E nos apresentam um humor negro doentio. Penoso. As bizarrices aparecem em momentos dolorosos para cada personagem. Figuras essas perfeitamente interpretadas, principalmente por Jackie Berroyer (Batel) pois nos convence de tudo.


A fotografia é digna de oscar. Uma das melhores que já vi. Porém, ela não está ali apenas para agradar aos olhos, mas também para complementar o contexto do roteiro. Pois, historicamente, quais são as supostas cores do calvário? (...) Frabice Du Welz, diretor do filme, é altamente técnico. Temos câmeras limpas, exploração com sucesso do ambiente, focos originais e curiosos. Reparam-se intertextualidades referentes à Bíblia e algumas “supostas” homenagens a pintores europeus, como o quadro “Calvário” de Josefa de Óbidos, com Jesus na cruz, entre outros nomes de personagens, principalmente Glória.






Calvário (Calvaire – the Ordeal) é um terror bem mais psicológico. Temos um personagem protagonista gradativamente explorado. Há transferências de um humor negro pesado para o espectador, além de ver a aflição vivida pelo “homem”. Fazer o mal por amor aqui não é antológico. Um sofrimento totalmente resignado com uma voluntariedade de um cargo a favor de outro. Uma conformidade.

-Diz que me amou
- Eu te amei

Filme ótimo


Onde encontrá-lo : Apenas em rede, infelismente.

0 Response to "Calvário ( Calvaire- The Ordeal- 2004) ³ ³ ³ ³"

Powered by Blogger