Irreversível (Irréversible, 2002) ³ ³ ³ ³
A designação de um processo que, após a sua concretização, num determinado sentido, e que
não pode voltar ao seu estado primitivo dá-se o nome de irreversível. O nome do filme é totalmente coerente com, absolutamente, tudo. Mas, o que interroga o filme francês é: o que um filme precisa para você considerá-lo um longa de horror? Sustos? Sentir medo? Ou sentir em seu interior uma angústia e perturbação extrema? (...) Irréversible é vendido como um drama, sim, ele é dramático, mas tão profundo que é transformado em um filme chocante.
Existem histórias, sejam elas, lendas, relatos, piadas e outros diálogos que, quando bem contados , são enfáticos, mesmo tendo uma base simples. Aqui, não temos termos tão ocultos (embora existam) que deixam a narrativa tão interessante, mas sim, a maneira com que é contada. Gaspar Noé é um bom contador de histórias. Há uma interação com o espectador, primeiro pelas sensações incomodas, depois pelo seu estilo de filmagem em que Noé faz um trato com você em que, quando a câmera gira, ocorre uma mudança no foco da história. Criativíssimo.
Temos três protagonistas. Mônica Belluci (Alex), Vicente Cassel ( Marcus) e o francês Albert Duponel ( Pierre). Ambos com atuações fortes. Cassel expõe a diferença de seu estado de espírito. Duponel mantêm uma boa constante e Belluci, se quisesse parar de trabalhar já poderia, pois ,através de uma cena, já entra para o “Hall” cinematográfico. Alguém ainda duvida de sua capacidade?
Existem histórias, sejam elas, lendas, relatos, piadas e outros diálogos que, quando bem contados , são enfáticos, mesmo tendo uma base simples. Aqui, não temos termos tão ocultos (embora existam) que deixam a narrativa tão interessante, mas sim, a maneira com que é contada. Gaspar Noé é um bom contador de histórias. Há uma interação com o espectador, primeiro pelas sensações incomodas, depois pelo seu estilo de filmagem em que Noé faz um trato com você em que, quando a câmera gira, ocorre uma mudança no foco da história. Criativíssimo.
Temos três protagonistas. Mônica Belluci (Alex), Vicente Cassel ( Marcus) e o francês Albert Duponel ( Pierre). Ambos com atuações fortes. Cassel expõe a diferença de seu estado de espírito. Duponel mantêm uma boa constante e Belluci, se quisesse parar de trabalhar já poderia, pois ,através de uma cena, já entra para o “Hall” cinematográfico. Alguém ainda duvida de sua capacidade?

Outro primor do Diretor é a desconstrução dos personagens. É decrescente a personalidade de ambos, digamos assim. Inovador. E o sistema de filmagem é real e original em que também tem haver com o título, assim como faz parte do incômodo que Gaspar passa desde o inicio. E suas tomadas são extraordinárias. Edição primorosa e impactante . Perfeito. Palmas para Noé.
O que reparar? Gaspar faz do sexo um paradoxo. O sexo no começo com um se

As falhas ficam por certas bobeiras no roteiro. Alex passar num túnel vazio em um local podre de Paris, ficou “clichêzinho”. Mas, como já disse, a maneira com que a narrativa é contada é ótima e supera isso. O filme intriga, perturba e choca, sem apelar para algo gratuito. A história é uma Montanha-russa cheia de anéis, em que ela roda em um e vai para outro, sem perder o ritmo e a emoção. Sentimento esse, a “emoção”, que com o belo epílogo, pode vir à tona reparando que a busca por vingança de seu “marido” é romântica. Real. Pois a vingança é um direito humano, e quando obtém amor, é mais justo ainda, no mais é irreversível.
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Onde encontrá-lo: Em algumas locadoras
Ótimo texto. O filme é maravilhoso, na minha opinião...
www.cineart2.blogspot.com
Fantástico foi a palavra mais justa, depois que eu terminei de vê-lo. Com certeza , levarei Irreversível na minha mente, embora, não vou revê-lo com muita frequência, devem saber o porquê. (rs)
A análise é boa, a critica precisa ser um pouuco mais imparcial e o texto precisa melhorar muito.
Há uma máxima que diz CUIDADO COM A VÍRGULA.
Seu texto tem vírgula demais, falha de construção frasal,
isso empobrece o conteúdo e atrapalha a leitura.
Considere essas questões com olhar crítico, de forma construtiva,
mas continue o trabalho.
Abraço
Gostei do filme. A pessoa fica meio zonzo tanto pelas câmeras qto pela história. Dos curtas que precedem Irreversível, conheço apenas "Carne" que tbém é muito bom e forte.Boa sorte com o blog!
Gostei do filme. A pessoa fica meio zonzo tanto pelas câmeras qto pela história. Dos curtas que precedem Irreversível, conheço apenas "Carne" que tbém é muito bom e forte.Boa sorte com o blog!