Eles ( ils - Them 2006) ³ ³ ³



Qualquer comentário referente à “Eles” (no francês Ils e no inglês “Them”) pode ser um risco para quem não o assistiu. Por isso, evitarei algumas ressalvas. O filme tem seus defeitos domados por clichês, aparentemente falando. Mas, ao mesmo tempo em que “Them” é comum, apresenta suas originalidades. Ils é um filme parcialmente inovador, embora lembre muitos outros filmes.

Xavier Pauld e David Moreau, que recentemente fizeram o remake “O olho do mal”, tem um modo de filmagem péssimo e um desequilíbrio na obscuridade que, por vezes, irritam. O melhor da dupla sem dúvidas é a trilha sonora e os efeitos sonoros. Souberam perfeitamente quando soltá-las e principalmente como guardá-las. E os naturais são melhores ainda. Acrescentando quando não se sabe as suas origens. Os protagonistas não desempenham atuações magistrais, mas não acrescentam defeitos e muito menos qualidade destacada.

O roteiro tem uma base simples, entretanto uma única pergunta cresce essa simplicidade... Quem são eles? Mas o que impulsiona os diretores e roteiristas a manter uma constante positiva, relacionando o filme com o observador (você) é fazendo com que nós soframos um impacto sobre a imaginação, descobrindo as nossas fobias, pois deixam uma ampla margem de manobra para o espectador que se torna também ator em sua visão de filme. Ótimo. Pois, fugimos de um inimigo presente, mas invisível, rápido e violento. A expectativa é um elemento chave para o filme. Sentimos tensos por raros ataques, mas... De quem?

“Eles” cria, recria, copia e ao mesmo tempo inova. E o que não o deixa ser um filme ruim é a sua excelente (curta) constante. Mesmo com um final não muito bem construído onde temos poucos termos anteriores para que se ligam razões de tudo aquilo , mas temos a desculpa de ser baseado em uma história real. Mesmo assim, é difícil (mas não impossível) de “adivinhar” o desfecho. Não é uma obra-prima do suspense , mas é causador de grandes efeitos. É convicto. Prende. E, com certeza, contraria o dito de que “ O que os olhos não vêem , o coração não sente”. Apesar dos pesares, recomendo sem medo.
.
.
Onde encontrá-lo : Em algumas locadoras

0 Response to "Eles ( ils - Them 2006) ³ ³ ³"

Powered by Blogger