TOP 30- 14º,13º,12º e 11º colocados

Chegando cada vez mais próximas do final da lista, vamos a mais quatro filmes.

14º O Nevoeiro (The Mist) NOTA: 8,253

Mesmo recebendo duas notas baixas do "Cine JP"(5,5) e do "Pelo lado de fora do Cinema"(5,0), O Nevoeiro, durante a contagem, esteve ali, lado a lado, com os primeiros colocados da lista, mas essas notas tiraram o filme do TOP5 e depois do TOP 10 , mas ainda assim esse trabalho do Darabont conseguiu sua façanha de surpreender o público com um trabalho de poucos gastos, mas que é compensado pela sua subjetividade em mostrar os monstros que nos rodeiam, como foi perfeitamente colocado na crítica do Blog "Cinéfila por Natureza":

O diretor e roteirista Frank Darabont é quase um especialista na adaptação de contos e livros de Stephen King, que é considerado um dos melhores escritores de horror e de ficção da atualidade. “O Nevoeiro” é a terceira história de King que Darabont transpõe para a grande tela. Em sua essência, o filme é tudo aquilo que uma boa obra do gênero de terror deve ser. Se formos analisá-lo de forma mais profunda, chegamos à conclusão de que “O Nevoeiro” é um verdadeiro estudo sobre o ser humano e a maneira como ele se comporta diante de situações de risco. Apesar do final desconcertante, o longa é uma prova da crença de Stephen King (e de Frank Darabont, por conseqüência) na capacidade de superação do ser humano – mas, para que isto aconteça, na prática, há que se ter fé até o último instante.

.

... Por Kamila do “Cinéfila por Natureza”.


13º Os Indomáveis (3:10 to Yuma) NOTA: 8,333
.


Geralmente, por mais que faroestes sejam feitos na atualidade, eles sempre terão o ar antiquado, mas que mesmo assim nos prende e nos faz admirá-lo, por mais que não apresente muitas novidades. E a equipe d'O Cara da Locadora' ressalta isso muito bem em sua crítica sobre "Os Indomáveis".

Os Indomáveis, ou “3:10 to Yuma” (nome original), é uma bela tacada do cinema americano em reviver com toda a graça e novidade do cinema um estilo de filme das antigas: faroeste. (...)O filme é realmente bom e te prende do início ao fim das 2 horas de duração. Cidades isoladas no terreno árido, linhas de trem surgindo no horizonte, índios Apaches, um pistoleiro famoso, roubo de bancos. As histórias de coragem e as de covardia e traição, a cidade sitiada pelos pistoleiros e aqueles momentos em que o mocinho se esconde atrás dos barris, os bandidos sobem nos telhados e o tiroteio. Está tudo lá, muito bem feito.

.

... Por Miojo da equipe “O Cara da Locadora”.


12º Persépolis (Persépolis) NOTA: 8,416



Animações este ano não ficaram devendo absolutamente nada! Mas, creio que nenhuma se assemelha pela maneira diferente que foi feito "Persépolis". E o blog que vamos citar, pela segunda vez aqui e por coincidência novamente sobre animações, é o "Cine JP":

O que chega a ser uma animação perfeita. Na cabeça de alguns jovens de hoje é a implantação da tecnologia se aproximando mais da realidade usando processadores e mais pixels para confundir o que é realidade ou fantasia. Mais ainda existe uma parcela no qual acha que uma animação tem que ser aquela com traços simples onde a fantasia consiga alcançar patamares da cabeça do criador e fazer algo único. Bem existe uma nova animação que conseguiu fazer isso. Persepolis de Marjane Satrapi.

.

...Por João Paulo do “Cine JP”.


11º Medo da Verdade (Gone Baby Gone) NOTA: 8,42



"Ben Affleck como ator é um ótimo diretor". Foi a frase que mais se ouviu, para quem gostou desse trabalho do ator Ben, desta vez como diretor e seu irmão (esse sim, ótimo ator) Cassey Affleck protagonizando uma das surpresas do ano , o filme "Medo da Verdade". Um filme que não é um filme policial qualquer, mas que mostra uma espécie de denúncia da violência que nos rodeia. E isso fica bem explicado no "Cinena para todos".

Ben Affleck, mais conhecido por atuar em filmes bonitinhos, aqui em seu primeiro trabalho na direção de um longa-metragem dirige um policial de clima pesado, violento e sombrio, repleto de seres de caráter repugnante e serve para observamos a quantas anda a violência hoje em dia. Vivemos em um mundo sem segurança, onde até inocentes crianças sofrem abusos de adultos, sendo que estes deveriam ter um mínimo de inteligência, mas agem de maneira contrária, virando verdadeiras bestas, mergulhando no comportamento mais primitivo e irracional a que o ser humano poderia chegar.

.

... Por Ibertson Medeiros do “Cinema para Todos”.


TOP 30 - 18º,17º,16º e 15º colocados

SURPRESA!!

Não. Não é uma surpresa eu estar aqui, mas "Surpresa" é a palavra dessa quarta divulgação do TOP30. Algumas citações de trechos de criticas dos outros blogs na rede, irão se repetir. Saibam que não é questão de sorteio ou algo assim, pois leio todos as resenhas e escolho aquela que mais se destacou. E vocês vão começar a perceber que alguns filmes que aparentavam estarem certos na lista não estão sendo citados. Enjoy...

18º A Familia Savage ( The Savages ) NOTA: 8,171

Outro filme ao qual tanto comentam bem e eu ainda não assisti, mas sei que devo estar perdendo boa coisa. Aparenta ser um filme delicado e o elenco com certeza é muito bom, segundo o Luciano Lima do "A Sala" que mais uma vez é citado aqui no Blog:

É nesse trio que o roteiro se desenvolve muito bem. Jenkins demonstra o talento bastante peculiar de conseguir se ater a diálogos mais realistas possíveis, mesmo que eles resultem em momentos de silêncio que evidenciavam bem as barreiras existentes entre os irmãos. Talvez a maior qualidade seja realmente essa, pois isso evita aqueles apelos forçados, evidentes tentativas de fazer o espectador ir às lágrimas. O longa da diretora não é de levar às lágrimas, mas, sim, de tocar fundo e nos fazer questionar alguns valores, algumas prioridades.

.

... Por Luciano lima de “A Sala”.


17º Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal - NOTA: 8,212


Este nostálgico filme não deveria deixar de estar aqui. Acho até uma posição justa já que tivemos filmes com outras pretensões este ano. Mas, diversão de boa qualidade é sempre bem-vinda assim como os trechos das críticas feita pela Cecilia do "Cenas de Cinema" que mais uma vez é exposta aqui:

O filme é um barato. E, além de manter muitas das características dos anteriores, ainda nos faz matar a saudade de produções despreocupadas e divertidas, que não precisam apelar para a violência gratuita e muito menos para mulheres peladas. Até a tecnologia utilizada é diferente e muito mais clean do que a que vemos em similares do gênero.

.

... Por Cecília Barroso do “Cenas de Cinema”.


16º O Banheiro do Papa ( El baño del Papa) NOTA: 8,250



Isso mesmo! Quem diria que essa produção uruguaia estaria não só no TOP30, mas também tão bem colocada? Espero que assim o filme seja mais desejado a vista de quem ainda não viu, e o blog "Pelo Lado de Fora do Cinema" mostrou que não devemos subestimar os ricos trabalhos de paises tão pobres:

Totalmente cálido e representativo porque mostra os uruguaios realmente como eles são, com suas ilusões de seguir adiante, com a esperança às vezes incoerentes e sua ingenuidade, com a alma sã e mal intencionada. É um orgulho esse filme feito com suor e lágrimas como tudo que fazemos desse lado do mundo. Verdadeira e maravilhosa que descreve a vida em qualquer povoado do Uruguai e de quase todos os paises da América do Sul.
.
... Por Peterson Cera do "Pelo lado de fora do Cinema".

15º Bella ( Bella) NOTA: 8,250

Uma baita conhecidência entre "Bella" e "O Banheiro do Papa": duas grandes surpresas dentro do TOP , muito bem colocadas e ambas com a mesma nota! (O critério de desempate é o maior numero de notas 10) além desta co-produção também ser mais um exemplo do quanto existem tesouros escondidos por esse mundo cinematográfico. É o que foi muito bem falado no "Blog do Vinicius".

Além do trabalho impecável de roteiro e direção (Monteverde domina muito bem as duas áreas, o que é impressionante por se tratar de seu primeiro trabalho), Bella não teria o mesmo impacto se não fosse o desempenho de seu elenco de desconhecidos da maioria do público, especialmente o casal de protagonistas. Tammy Blanchard não só é perfeita para seu papel como vai além e entrega uma das melhores atuações do ano, numa performance que merecia ser reconhecida pelas grandes premiações. Mesmo com isso, fiquei especialmente comovido com o desempenho de Eduardo Verástegui, o qual convence completamente num personagem bastante denso. É incrível como seu trabalho foi esnobado pela mídia, bem como o próprio filme. Vencedor do principal prêmio do Festival de Toronto, Bella é o caso típico de que bom cinema não é artigo raro desde que bem procurado. E se não resistirem às lágrimas durante a sessão, não digam que foi por falta de aviso.

.

... Por Vinicius Pereira do “Blog do Vinicius”.


TOP 30 - 22º,21º,20º e 19º colocados

Voltamos com a terceira exibição de mais quatro filmes do nosso TOP30. E passamos mais uma semana sem nenhuma novidade dentro dos qualificados, mesmo que “007 – Quantum of solace” tenha sido bem assistido, ainda a sua nota esta baixa. Talvez, se mais gente da bancada vê-lo o filme entre e esteja na lista oficial que será apresentada ao término do ano. Portanto vamos a mais quatro que mereceram ser lembrados, segundo a rede blogueira.


22º - Sweeney Todd - O Barbeiro demoniaco da Rua Fleet NOTA: 8,063



Alguns diretores conhecidos ficaram fora do TOP30, mas Tim Burton ainda manteve a sua força para não deixar "Sweeney Todd" de fora. Mostrando que Burton e Deep acertaram mais uma vez, e o blog "Anfitrião" mostra o porquê:

Contando com uma linda direção de arte e figurinos, Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet pode não emplacar uma música na cabeça do espectador, mas é mais um acerto da dupla Tim Burton e Johnny Depp, ou deveria dizer “trio”, já que a presença de Helena Bonham Carter é cada vez mais constante.

.

.... Por Marco do “Anfitrião”


21º Não Estou lá (I`m Not There) NOTA: 8,071


Para ser sincero, durante esse ano, "Não estou lá" não foi um filme que me chamou a atenção. Ouvi mais elogios do que críticas, mas os fatores que diziam serem ruins, não me dispertava. Porém, durante os meus cálculos pude perceber que realmente se trata de um bom cinema, pois é mais de uma história dentro de um só universo e várias pessoas em um só personagens. Figuras essas descritas muito bem pelo "Portal Cine":

Nós temos: o garotinho negro Marcus Carl Franklin - sua origem folk e sua idolatria por Woody Guthrie; Christian Bale (Batman - O Cavaleiro das Trevas) - seu sucesso inicial como cantor político; Cate Blanchett (Elizabeth: A Era de Ouro) – a versão “guitarra elétrica” e viciada em estimulantes; Heath Ledger (Batman - O Cavaleiro das Trevas ) - o lado “família” e sua experiência com o Cinema; Ben Whishaw (Perfume: A história de um Assassino) - o lado poeta; e Richard Gere (O Vigarista do Ano) - o misantropo farto da exposição e das cobranças.

.

... Por Robson Saldanha do “Portal Cine”


20º Homem de Ferro (Iron Man ) NOTA: 8,114


Dentre esse filmes com um roteiro mais , digamos, ''não-blockbuster'' eis que aparece esse eletrizante trabalho. De efeitos e lutas geniais e uma trilha sonora que faz jus ao trabalho. A critica, em alguns sites, reclamaram da narrativa sem muitas novidades, mas no "Tudo é Crítica" vemos que não é por isso que devemos rebaixar o longa:
.

Aqui, a dose de cenas absurdas é perfeitamente adequada ao desenrolar da trama. Tudo foi acertado, desde a pré-produção do filme até os créditos finais. A escolha do elenco foi quase impecável (...)o filme não se contenta em divertir e entreter aos intelectuais. Com grandes efeitos especiais uma direção que merece ser lembrada, o longa conta com um roteiro poucas vezes visto em filmes do gênero. Fitas como X-MEN, Homem Aranha, Batman, sempre serviram de pote para o deleite dos fãs. Em Homem de Ferro não é diferente.

.

...Por Pedro Henrique do “Tudo é Crítica”


19º A Espiã ( Zwartboek / Black Book) NOTA: 8,125


Conhecia pouco deste filme, antes de preparar o TOP30. Assim comprei o DVD, mas ainda não conferi a capacidade que ele chega, e não resta muitas dúvidas de que é realmente um filme de qualidade, não só por estar entre os 20 melhores, mas também pelo o que foi dito no "Cine Vita" sobre o mesmo:
.

A intercalação genuína entre cenas de intriga, sexo e violência é, por isso, primordial para a construção do filme, que é bom cinema, independente de ser históricamente e politicamente superficial. A direção pode ser focada no melodrama, mas o ritmo é ágil o suficiente para casar admirávelmente bem com toda a trama, bem instigante e interessante. O melhor de tudo deve ser o diferencial em relação ao protagonista do filme que é, acima de todas as chances, uma mulher, fazendo papel de heroína em um tempo conturbado onde não se sabia distinguir heróis de vilões. E assim entra Carice van Houten que, além de cantar maravilhosamente bem no filme, é também uma boa e competente atriz, empregando à personagem uma sensibilidade necessária, em contraponto à sua postura sempre audaciosa frente às autoridades e às leis impostas em um tempo de opressão.

.

... Por Wallysson Soares do “Cine Vita”




Até a próxima e agradeço aos comentários.


TOP 30 - 26º,25º,24º e 23º colocados

Olá visitantes, como tínhamos combinado, estamos de volta para a apresentação de mais quatro colocados no TOP30 do “Cine ao Cubo”. Durante essa semana os filmes que mais apareceram pelos blogs, que estão na bancada, foram “O Incrível Hulk” e “Linha de Passe”, mas ainda com um número baixo para ser calculado. Ou alguns filmes subiram as notas, como "A Familia Savage" que recebeu quatro estrelas e meia do "Portal Cine", mas não foi o suficiente para alguma mudança. Portanto, ainda não tivemos nenhuma alteração nos colocados. Vamos às apresentações:


26º Kung-Fu Panda (Kung-Fu Panda) NOTA: 7,812

“Kun-Fu Panda” veio para comprovar que este ano as animações não ficaram devendo nada. Com um total de 3.680.000 espectadores nas salas de cinema, superando até “Wall-E”, o “Cine JP” esclarece bem o porquê de essa animação merecer elogios e estar entre os destaques do ano:


...Além de criar um personagem cativante e extremamente engraçado, conseguiram fazer em si o melhor roteiro desde Formiguinhaz, no qual explora muito bem as filosofias chinesas e a grande lição do filme consegue ser mais mágico do que o filme em si.


...Por João Paulo do “Cine JP”.


25º As Crônicas de Spiderwick ( The Spiderwick Chronicles) NOTA: 7,840



É! as crônicas também se deram bem este ano. Não vi este filme, mas recomendações não faltaram. E me disseram que o que não falta aqui é uma boa harmonia entre termos que agradaram adultos e crianças. E não achei nada mais natural do que foi publicado no “Cenas de Cinema”. Um relato de que o filme realmente conseguiu o que queria:


A tensão no filme é crescente e não tem uma criança que não fique muito interessada. O meu filho, por exemplo, ficou repetindo o nome de todas as criaturas até chegarmos em casa, além de ter falado: "eu queria que tudo isso existisse."


...Por Cecília Barroso do “Cenas de Cinema”


24º Hellboy II : O Exército Dourado ( Hellboy II - The Golden Army) NOTA : 7,928




Animações, crônicas e... Fábulas. Numa tradução ao pé da letra, “Hellboy” fica “Garoto do Inferno”, mas Del Toro, como sempre, contraria os significados do mal, para nos brindar com alguma mensagem humana, com personagens “não-humanos”. Mas, não foi só isso que Guillermo mostrou nesse seu trabalho, e o “Cinema para Todos” mostra o porquê:

.

“Hellboy 2: O Exército Dourado” é um filme ainda melhor que o primeiro, onde foi devidamente melhorado e se tornando um blockbuster de qualidade 5 estrelas, mesmo sem um orçamento monstruoso para os padrões hollywoodianos, tendo efeitos digitais usados sabiamente e uma maquiagem estupenda. (...) Guillermo del Toro é um diretor que sabe muito bem contar histórias fantásticas e sabe trabalhar seu elenco.(...) E o filme dá um gancho para uma nova aventura de Hellboy, que promete ser arrasadora. Espero que não demore tanto para vermos um novo filme deste anti-herói. Diversão na certa!

.

...Por Ibertson Medeiros do “Cinema para todos”.


23º Longe Dela (Away From Her) NOTA: 8,000



Para fechar as colocações de hoje e saindo da 'imaginação', "Longe Dela" é um dos destaques nas locadoras de hoje, por ser um drama poético que chama a atenção de muitos. E, para dizer sobre esse filme, não pensei duas vezes em escolher o "Cinéfila por Natureza" em que , pra mim, é a mais adepta a filmes do gênero, para assim relatar o quão qualificativo é esse trabalho:


Em “Longe Dela” o que Polley demonstra é ser uma diretora de estilo único, a qual é marcada pelo olhar simples, maduro e sensível diante dos acontecimentos (não foi a toa que ela recebeu uma indicação ao Oscar 2008 de Melhor Roteiro Original). O seu primeiro longa é uma obra que emociona em vários momentos – especialmente por causa das excelentes atuações de Gordon Pinsent (o qual é um ator bastante querido no Canadá) e de Julie Christie.

.

...Por Kamila do “Cinéfila por Natureza”.


Na próxima semana as divulgações das próximas colocações ( 22º,21º,20º e 19º) será na sexta e não no sábado. Abraço a todos e obrigado pelo grande número de visitas.



TOP 30 - 30º,29º,28º e 27º colocados

Depois de mostrar "Como foi feito o TOP30 "chegou a hora de começarmos a divulgar de quatro em quatro, aos sábados (Mudanças podem ocorrer), os trinta melhores filmes de 2008.

30º EFEITO DOMINÓ (The Bank Job) Nota: 7,650

Particularmente, este filme foi a surpresa do ano. Usando um tema um pouco batido, mas que depois toma um rumo moral, que o faz ganhar destaque. Algo que foi muito bem explicado pelo "Contra-Regra" em "Claquete: revista virtual do Cinema":

Falar de Efeito Dominó, portanto, é revisitar uma era de cafajestices e de articulações muito bem tramadas. Um período da história em que a máscara da mais conservadora nação que o mundo ocidental já viu, caiu de forma grotesca (e por conta exatamente disso teve de ser abafada de maneira torpe para preservar os nomes e a vidas de tão digníssimas e ilustres pessoas). Uma prova viva de que idéias antigas sempre podem render películas atualíssimas e cheias de significado.

.

... Claquete:revista virtual do cinema



29º O CAÇADOR DE PIPAS (The Kite Runner) NOTA 7,666


Mesmo recebendo uma nota 5,0 pelo blog "Pelo lado de fora do Cinema", esse filme ainda assim conseguiu destaque entre os trinta do ano. Talvez, pelas "5 pipocas" recebida pela equipe d'O Cara da Locadora, ajudou o filme na competição, e é um trecho do texto deles que deixaremos, com prazer:

...É uma série de sucessivas surpresas, quando o filme é permeado por emoções fortíssimas. Vale realmente a pena ir ao cinema ver o filme, assim como ir à livraria, tropeçar em um dos mais de cem exemplares do livro que ficam logo na entrada, e comprá-lo.

.

... O cara da Locadora


28º AS CRÔNICAS DE NÁRNIA - PRINCIPE CASPIAN (Chronicles of Narnia: Prince Caspian) NOTA: 7,700



Para ser sincero não vi nenhum filme relacionado "As Cronicas de Nárnia". Mas, depois de ver que, mesmo sendo uma" sequência" e ainda assim obter destaque me deixou intrigado. E por isso, o trecho para esse filme vai para quem entende mesmo sobre ele: " A Sala" por Luciano Lima:

Toda a melhora reflete positivamente na hora das batalhas. O espectador passa a temer bem mais pela vida dos protagonistas e as criaturas de Nárnia já não são mais tão invencíveis assim. Com grande auxílio dos efeitos especiais, as batalhas de entre narnianos e telmarinos foram momentos de pico no filme, ao lado do surgimento da Feiticeira Branca (Tilda Swinton) (muito melhor que o descrito no livro).

.

... Luciano Lima em “A Sala”


27º HORTON E O MUNDO DOS QUEM! ( Horton Hears a Who!) NOTA: 7,714



Esse Elefante, literalmente fofo, me surpreendeu. Não imaginava que deixaria para trás filmes teóricamente mais fortes e assim essa animação comprovou que esse ano esse reino da imaginação não deixou a desejar, com essa delicia de filme, como foi muito bem descrito no "Cinefilando":

Tudo isso é contado de forma muito simpática, numa trama com bastante noção de timing (o ritmo só cresce e vai tornando tudo muito empolgante). E é muito bem feito - o visual é caprichado, mesmo que não seja um deslumbre técnico e que não acrescente novidade nenhuma. Mas é um passatempo de primeira, e ainda traz uma mensagem bacana, sobre o direito de cada um ser diferente. Traz também um humor que às vezes beira ao pastelão, que vai fazer as crianças vibrar.

.

... Louis Vidovix em “Cinefilando”


Espero que tenham gostado. Até semana que vem com os 23º ao 26º.



Powered by Blogger