Medo da Verdade (Gone Baby Gone - 2008)


Existe um subgênero na filosofia em que questiona o nosso conceito não experimental, ao sabermos de algo, sem mesmo ter tido um dia uma experiência semelhante. A lógica já nos explica que fogo queima, agulha fura e cair machuca. Cada um de nós enxergamos de uma maneira. Cada qual com sua janela. Assim, sabemos que perder um ente querido é doloroso, mesmo quando não sentimos isso na flor da pele. Pois, colocamos exemplos em nossa mente de que aquilo é sofrível.

Poderia “Medo da verdade” ter uma história sem muita novidade, se tratando de um seqüestro. Mas nos deixa tão a mercê de ausência de confiança em relação a todos os personagens que, conforme o filme causa um embaraço positivo na trama, revelam o que menos imaginávamos ao obter uma ação repreensiva praticada contra a moral e a lei.

É fraco em cenas de ação, mas é forte em diálogos enérgicos. Duas situações a priori, feitas dentro de um bar e outra numa casa asquerosa, deixam o espectador condições fixas ao sofá e ao próprio filme, porém o mesmo não acontece em algumas tomadas longas de conversas vigorosas (aquela do Jhon Ashton com o Affleck ). Outra neutralidade é a personagem Michelle Monaghan (Angie Gennaro) , que é ativa poucas vezes, e chega a ser muito visível a sua inutilidade em certas cenas. O que foram inteligentes em usá-la foi poupá-la de uma heroína, com olhar cheio de razão e andar idem.

A direção segura de Ben Affleck, as ótimas atuações de, principalmente, Cassey Affleck , Morgan Freeman e Amy Ryan , estampados a uma trilha sonora boa , assim como a fotografia por vezes é competente, faz do filme uma produção sem muita pretensão, mas que em sua composição, supera certas produções enxutas de expectativas desleais.

Não houve um deleite ao filme. Mas, é um filme que ousa nos momentos clímax, foge de certos clichês e com isso convence bastante. Usam a voz de Casey para nos fundir a diálogos, citações e reflexões sem exageros, onde são ótimas de se ouvir. Foram eficazes na utilização do título e de tudo o que usaram.

Já ouvia quando criança: por mais que seja a dor da conseqüência, diga somente a verdade.
.
.

Cotação: ³ ³ ³ (Filme bom)
.
.

Onde encontrá-lo: Em todas as locadoras

0 Response to "Medo da Verdade (Gone Baby Gone - 2008)"

Powered by Blogger