Oscar 2010: Up! Altas Aventuras, de Pete Docter

O Superestimado

5 Indicações ao Oscar, incluindo melhor filme, sendo franco favorito ao prêmio de melhor animação e de melhor trilha sonora.
.
Sobre a sua presença no Oscar, digo que queria muito que Wall-E tivesse o privilégio que Up! Altas Aventuras está tendo. Considero o filme a quarta força dentre os indicados a animação e a nona dentre os dez indicados a melhor filme, sendo o prêmio justo o de melhor trilha sonora e injusto é a indicação a melhor roteiro e o que irá receber como animação.
.
Pelos primeiros minutos de “Up! Altas Aventuras” realmente eu acreditei que estava diante de uma animação que fazia jus a todos os comentários louváveis que se via por ai. Conheço gente que fez várias visitas ao filme, enquanto estava em exibição pelos cines lucrando milhões, mas passado os primeiros momentos, “Up!” começa a apresentar certos pontos frouxos no roteiro, principalmente envolvendo seus personagens. A introdução é digna, montando firmemente as ligações da narrativa, desde a apresentação da figura de Muntz ligado a Carl e Ellie que logo se encontrariam numa situação a principio plausível, mas depois totalmente desconexa.
.
Esteticamente (como a maioria dos filmes da Pixar, já para não dizer todos) a animação é admirável, assim como a trilha sonora e também o dinamismo da história que consegue a atenção dos espectadores,mas talvez justamente por essa agilidade no roteiro fizesse com que o diretor deixasse de desenvolver o vilão Muntz, que tem uma mudança de personalidade feita em segundos e age como o mal da história em apenas dez e isso tira totalmente certo impacto que deveria ter, ainda mais pela relação que Fredricksen tem com ele, isso ligando ao que foi apresentado na introdução de maneira eficaz, mas que perde ponto por essa falta de junção no desfecho.
.
Senti falta de algum motivo aparente para os cachorros serem daquela maneira e como elaborou toda aquela tecnologia, sendo que chegou à América do sul na época que foto era em preto e branco e provavelmente não obteve aquilo na selva. Enfim, é uma pena que “Up! Altas Aventuras” perca certa força no andar da carruagem por desleixos constantes na narrativa e deixa de ter a força que teve nos primeiros minutos e assim nem a estética, as ótimas dublagens, e a deliciosa trilha sonora conseguem dar a graça perdida nos desconexos do roteiro.

.

.

Cotação: ロロ+ (Filme apenas bom)





5 Response to "Oscar 2010: Up! Altas Aventuras, de Pete Docter"

  1. Wally says:

    Cara, amei este filme. Me comoveu como poucos. Sutil, terno, rico em virtudes e totalmente adorável no humor e na consistência dos personagens. Para mim, a tecnologia usada ali pouco importava. O cara estava à anos ali e, sendo explorador, provavelmente era alguma espécie de cientista. Contudo, não é algo que vem ao acaso na hora de apreciar a beleza do filme. Concordo com todas as suas indicações.

    E acho que "Wall-E" (superior) teve prestígio igual na Academia. O problema é que naquele ano não tinham 10 indicados a melhor filme. Se houvesse, teria sido nomeado. Lembrando que ele teve 6 indicações ao Oscar (ou seja, uma a mais que "Up")...

    Dou 5/5.

    Wally, mas ainda acho que tinha um Frost/Nixon ali perdido, além de Wall-E ser mais filme do que "Slumdog", ao meu ver. Quando digo privilégio a Wall-E é ele ganhar nas categorias mais destacadas. E, quanto a tecnologia que não sabemos de onde saiu do personagem é outra coisa que está ligada a falta de construção do mesmo.

    Abraço!

    Concordo com o apelido que deu ao filme "O Superestimado". Uma animação muito boa mas ainda longe de ser tudo isso que lhe creditam.

    Kamila says:

    A beleza deste filme, pra mim, se encontra naquele primeiro ato, que resume a história de amor de Carl e Ellie. No resto de sua duração, "Up" tenta retomar aquele encanto inicial, muitas vezes sem sucesso. E, mesmo não sendo uma obra exemplar como outras da Pixar, consegue ser acima da média se comparada a outros filmes.

    Sempre bom saber que não estamos sozinhos em nossas concepções :D

    Kamila, concordo! Realmente esse ato entre o simpático casal possui um efeito que depois não aparece mais no decorrer do filme.

Powered by Blogger