Oscar 2010 : Avatar, de James Cameron

O Suposto Favorito

O filme, que ja levou o Globo de Ouro deste ano, está presente em 9 Categorias, junto com talvez seu principal oponente, "Guerra ao terro". É até compreensível a sua presença entre os 10 indicados, mas sua vitória será injusta, ao meu ver, enquanto temos "Inglórios Bastardos", "Guerra ao terror", "Distrito 9" e "Um Homem Sério" junto a ele na concorrência que para mim são obras superiores ao mesmo, mas confesso que o filme me fez viajar.
.
Você já deve ter ficado sabendo de vários casos onde pessoas ganharam milhões em jogos e, em pouco tempo, se viram na estaca zero. Uma das coisas que vem a nossa cabeça quando sabe de um caso desses, chamaria o individuo de ignorante, um ser irracional que não teria condições de se conter diante de tanta riqueza. Passados 12 anos depois da produção de 200 milhões de dólares, James Cameron agora teve 5% do PIB dos EUA e como a ambição não é priorizada e o respeito com o espectador é presente, faz de “Avatar” um filme que entra para a história e não somente pelo seu preço, o que é mais importante.
.
Sem as bobagens de objetos sendo lançados em direção à platéia, James simplesmente te coloca entre plantas, dentro de laboratório, faz você sentar ao lado da Sigourney Weaver ou do Sam Worthington, faz você mergulhar, voar, cair, correr, atirar, lutar, enfim, você realmente viaja em Pandora e, de fato, VIVE o filme. É um convite. Usufrua. A experiência é sua.
.
Em “Avatar” realmente se vê a esperada narrativa simples, mas é importante um cuidado ao julgar o roteiro de Cameron como simplista enquanto possui uma intertextualidade e crítica sócio-politica válida (invasão a tribos indígenas por riqueza natural, exploração do solo do Oriente médio – para mim, mostrada nitidamente pela queda da árvore), mesmo que às vezes se torne piegas principalmente pelo caráter do estereotipado Colonel Miles, representando a parte política imperialista, desumana e que cega um exército inteiro contra a tão bela natureza que é apresentada em Avatar e possua alguns diálogos sofríveis (I see you).
.
Mas, nada era tão esperado do que os efeitos especiais. Revolucionários, sim. Porém, que os fazem serem ainda melhor é a preocupação de Cameron com a fotografia digital, além do som e de sua edição. O jogo sonoro sempre equilibrado com as cenas, o que colabora ainda mais com a sensação de estar dentro da selva, cercado de animais selvagens ou sentir o calor de cada explosão. Sem contar que a excelente trilha sonora, em sincronia com todas as cenas. Para mim, a possível concorrente ao Oscar (“I see you” de Leona Lewis) está longe de ser a melhor diante de tantas músicas escolhidas e embutidas a dedo na obra.
.
O elenco de “Avatar” não possui atuações destacáveis, muito menos dignas de premiações (Ainda mais se compararmos Weaver aqui com Mary Griffith, em “Orações para Bobby”), mas estão longe de serem ruins, pois esse quesito também se inclui o cuidado de Cameron em não terceirizar seus profissionais, assim como fez com muitos outros fatores e não apenas centrando no aspecto visual. E é com isso e muito mais que Cameron continua dando fôlego ao cinema, auto superando-se e revolucionando o mundo cinematográfico, mesmo que não consiga deixar de lado a marca de “diretor do Titanic”, mas ao menos ganha um selo de alta qualidade até quando tem tudo para se fazer uma bomba, gastando milhões.
.
Vida longa a Cameron e que não precisemos mais esperar uma década para passar por uma experiência impar.
.
.
Cotação: ロロ ロロ (Filme Ótimo)

6 Response to "Oscar 2010 : Avatar, de James Cameron"

  1. Sinceramente?

    Avatar é uma pequena obra-prima!
    e tenho dito.

    Gostei muito, é espetacular, mas não é o melhor do ano.

    Abraços

    Kamila says:

    "Avatar" é a prova concreta de que James Cameron é o diretor mais visionário da atualidade. Ele visualiza as coisas mais malucas e consegue colocá-las em prática. É um caso sério! "Avatar" é um marco do cinema! Felizes de nós que pudemos conferí-lo nas salas de cinema, in loco!

    Interessante você falar sobre a não tão simplicidade do enredo e como eles tocam em assuntos importantes... A onda de criticar o que está na "moda" faz com que as pessoas critiquem, por exemplo, o debate ambiental do filme... Pura bobagem, parabéns pela resenha...

    Nem de longe merece mais do que "Guerra ao Terror" ou "Um Homem Sério", mas "Avatar" certamente levará o prêmio principal da noite do dia 07 de março de 2010.
    Pode ser injusto, porém, nem tão injusta quanto foi a vitória de "Titanic" sobre "Los Angeles - Cidade Proibida" ou de "Quem Quer Ser um Milionário?" sobre "O Leitor", apenas para citar dois exemplos.

    Wally says:

    É o meu menos preferido da seleção, ainda que seja de fato muito bom. Acho que tem uma decaída na segunda metade.

Powered by Blogger