Mad Detective ( Sun taam - 2007)



Johnnie To é considerado em seu país, na China, um mestre do cinema. Diz o próprio, que ainda procura o significado do cinema e que pensa um dia em trabalhar em Hollywood . Em 2007 , formando uma parceria com outro “famoso” chinês Wai ka-fai , fazem um filme que não facilita a narrativa para o espectador entender, fazendo assim um dos thrillers neuróticos mais originais já produzido.

O que elogio aqui é algo fácil de ser admirado no cinema asiático: atuações perfeitas, originalidade exacerbada e gostosa de ver, mesmo que aqui seja um filme por vezes complicado. O detetive Bun, possui um dom sobrenatural para prender criminosos , quando vivencia as situações das vitimas, por meio de simulações, que muitas vezes soam bizarras. Além de Jhonnie e kA-fai embutirem algumas situações dramáticas, para uma pessoa que é apresentada como louca em tudo que fala e principalmente sente.

A base do roteiro é forte: existe ou não pessoas com dupla personalidade? Aqui ela existe e o personagem Bun é quem carrega e libera toda a carga neurótica que cresce cada vez mais para o personagem e para nós. A direção cria os seus próprios consensos sobre as posições dessa condição mental da figura, transformando esse transtorno em algo real e não ilusório. Além de deixar termos psicanalíticos de fora e algo que não apresenta cura, pois aqui isso não é uma doença.

Ainda que tudo pareça loucura, tudo é verdadeiro e coerente.

Cotação:ロロロ+ (Filme Muito bom)

4 Response to "Mad Detective ( Sun taam - 2007)"

  1. Anônimo says:

    Estou para ver um oriental cujo nome original seria Detetive de Pesadelos. Mas esse aí nunca achei para assitir. O cinema do oriente me interessa muito e seu texto me intrigou.

    Ciao!

    Filmes orientais eu já vi pouco. Mas esse daí despertou minha curiosidade, o difícil deve ser encontrar pra falar a verdade.

    Rapazm quem já conheçe o diretor, é de muito bom para cima ...

    é seu primeiro filme com o diretor?
    Procure ver dele um chamado Exilados ... show de bola ...

    abraços amigo ...

    Anônimo says:

    Quero muito ver esse filme do To.
    Fiz uma resenha de Exilados em meu blog, uma bela homenagem ao western.
    Muito legal a imagem de A Tale of Two Sisters em seu blog.
    Cinema coreano é foda demais!

Powered by Blogger