TOP30 2009 - 20º,19º,18º,17º e 16º

Valsa Com Bashir

Fácil entre o meu TOP 10 do ano e , para mim, melhor do que os cinco indicados a melhor filme e injustiçado na categoria ao qual participou, Valsa com Bashir conseguiu o inédito comigo: fazer eu rever o filme assim que o mesmo terminou. O "Cinephylum" explana uma das coisas que me cativou em Bashir.

Muito provavelmente a “carta na manga” de “Valsa Com Bashir” seja o fato desta ser uma produção israelense que critica a própria política israelense. Quando acompanhamos o noticiário, por mais imparcial que este tente ser, sempre assistimos a matérias que apontem o povo do Estado de Israel como os “mocinhos” da estória. Eles são judeus e por isso são perseguidos, por isso são esnobados pelos países árabes, por isso estão sempre envolvidos em conflito bélicos. Isso é o que muitas pessoas pensam sobre Israel: eles também estão errados, mas os outros, ah, os outros estão muito mais. Tanto é que a própria Terra do Tio Sam, juntamente com outros países ocidentais e organizações como a Freedom House, oferecem apoio direto a Israel. Tendo em vista tudo o que mencionei no parágrafo acima, não restam dúvidas de que assistir a uma produção que vá de encontro às opiniões da grande maioria da população mundial é, na pior das hipóteses, interessante, não? Melhor ainda é ver que esta mesma produção é proveniente do berço de tais discussões. Aí, o filme torna-se imperdível. E é isso mesmo o que “…Bashir” é, um filme imperdível.


Por Daniel Esteves



Quem Quer Ser um Milionário?

Aclamado por alguns, odiado por outros, o vencedor do Oscar de 2009 não teve muitas forças para ficar num lugar digno de todos os prêmios que lhe foram dados, ao contrário do que aconteceu com "Onde os Fracos não tem vez" na edição passada em que conquistou a quarta colocação, mas vejamos as qualidades ditas no "Cinefilando".

Se a premissa não nos tira o fôlego de tanta emoção e ansiedade, a originalidade e inventabilidade do diretor Danny Boyle corre pelo lado oposto. Sempre expressivo, o diretor parece fazer todas - e eu reafirmo: todas - as opções corretas para o filme. Da fotografia quenta e colorida até à edição rápida, passando pela trilha sonora eletrônica que é, ao mesmo tempo, precisa e elegante. Não fosse pelo diretor, este projeto correria grande risco de ser realmente ruim, o que prova que Danny Boyle, de imediato, é de fato o melhor diretor de uma produção de 2008.


Por Tiago Marin




Distrito 9

Numa lista particular, Distrito 9 ficaria numa posição melhor, pela gandiosidade da ficção existente nessa obra e ainda mais pelo conteúdo crítico social tratado com tanta precisão. Mas, no meio de tantos 7,0 e 8,0 o filme ficou na décima oitava colocação, mas vejamos um trecho do que o "Cinemania" nos trás:

Eu vou me arriscar a dizer que é um dos melhores desta última década, mas vou afirmar que são os melhores do ano, disparados. Os alienígenas e os humanos vivendo juntos é tão, mas tão real, que nem dá pra perceber que é efeito visual mesmo - também, com Peter Jackson na produção! (...)Distrito 9 É um ótimo exemplo também da crítica social que o filme nos remete, com o preconceito entre humanos e alienígenas, de como um trata o outro. Como filme, não é nenhuma obra-prima, mas como experiência cinematográfica, uma das melhores atualmente.


Por Diego Rodrigues.


Up! Altas Aventuras

Sim. O provável vencedor do Oscar de 2010 como melhor animação, não chegou nem perto da terceira colocação de Wall-E na edição anterior. Considerado por alguns uma obra superestimada ( Presente!) , mas idolatrado por outros, a animação da Pixar fica por aqui e o Cine Vita diz o que tem de tão brilhante na obra:

Quando Up termina, permanece uma sensação contundente de sucesso e felicidade, quase como se fosse você quem partiu para aquela aventura extraordinária e terminou tocando a vida de um garotinho que ansiava por amor. É, sem dúvida alguma, um exemplo de valores e virtudes, envolvidos em um pacote dos mais irresistíveis. No mais, se entregue de corpo e alma para Pete Docter e Cia., morra de rir com a voz hilária de um dos vilões caninos, se envolva com a dinâmica autêntica entre a juventude e a velhice, amoleca-se com o cachorro Doug declarando seu amor e simplesmente alce vôo. Up certamente lhe levará para longe. Tão longe que, para tirar sua cabeça das nuvens e colocar seus pés no chão, será preciso um belo esforço. Mas quem quer ficar no chão quando podemos voar com a Pixar?


Por Wallyson Soares



Dúvida

E o melhor filme da postagem é "Dúvida" e sua constelação de atores e seu roteiro preciso e sólido. E poderia ir até mesmo mais além no TOP, pois todas as notas estavam a cima de 8,0 até o Cena de Cinema soltar uma nota 6,0 que interferiu numa posição melhor. Mas, vejamos o que o "Cinéfila por Natureza" justifica por ter dado a maior nota da bancada: 9,3.

Dúvida” é um filme que é caracterizado por um casamento perfeito entre atores e roteiro (não foi a toa que estes foram os elementos reconhecidos pela Academia). O longa propõe uma discussão excelente e convida o espectador a tentar desvendar – com o pouco de detalhes que sabemos – quem tem razão nesta história toda (se é que alguém tem). O interessante, porém, do argumento levantado por John Patrick Shanley é que, assim como Ian McEwan, e, ao contrário de Machado de Assis, ele tem plena consciência de que não existe um lado vencedor. A culpa sempre irá existir. A grande pergunta é: quem sabe conviver com ela? Aí, sim, teremos alguém levando vantagem – se é que isso é possível.


Por Kamila.


E o TOP30 desse ano ja vai se afunilando. Opine quem será os próximos cinco expostos!

8 Response to "TOP30 2009 - 20º,19º,18º,17º e 16º"

  1. Wally says:

    Novamente, valeu pela citação! Gosto muito de todos, em maior ou menor grau. Minha ordem ficaria: Quem Quer Ser um Milionário? > Up > Dúvida > Valsa com Bashir > Distrito 9.

    T. says:

    Muito bom ver que Bastardos vai estar pelo menos entre os 15... E que Avatar, pelo jeito, vai passar um monte de filme que é melhor que ele.

    Bashir merecia uma colocação melhor, fico feliz de ter derrubado Up e feliz que Dúvida ficou onde merecia.

    Fiquei também muito contente em ver que fui o escolhido para defender Slumdog aqui... Esperava que ele ficasse num lugar melhor, mas tudo bem, o filme gerou certa raivinha boba de algumas pessoas. Passei os quatro primeiros meses de 2009 o defendendo com unhas contra O Curioso Caso de Benjamin Button.


    Por sinal, estou traumatizado que Ben Button pelo jeito ficou na frente por aqui e o 10,0 da Vivi vai colaborar com isso... Saco, devia ter postado meu 6,5 rs...



    Mas está surpreendente esta lista... Grandes favoritos já passaram... Não sei quem é o top... Mas se for quem eu to pensando eu me mato... Melhor, mato os smurfs gigantes.

    Lembrando que no meu trechi ali, que começa com "Os melhores desta última década..." referem-se aos efeitos e não ao filme em si :D

    Kamila says:

    Pensava que "Quem Quer Ser um Milionário?" ia estar mais em cima. Feliz de ver um filme que adoro, "Dúvida", ainda mais com texto meu. :-)

    T. says:

    Gente, alguma notícia do blog de ouro?

    Estou dando risadas com essa colocação do Milionário Indiano, por mim nem entraria nesse Top-30.

    ABRAÇOS

    T. says:

    Estou aqui para avisar que o Cinefilando fará um liveblogging do Globo de Ouro amanhã a partir das 22:30!

    Abraços!

    Contente em ver "...Bashir" em uma boa colocação, ainda mais com um trecho de meu texto para defendê-lo :D

    "Quem Quer Ser um Milionário?" é, ao meu ver, bom, e pára aí...

    Minha sequência ficaria da seguinte forma: Valsa com Bashir > Up > Distrito 9 > Dúvida > Quem Quer Ser um Milionário?

Powered by Blogger