Por que diabos ... Oscar?


O Cine ao Cubo até a data da premiação do Oscar estará apenas falando sobre o assunto. Não só apresentando críticas dos filmes que concorrem a melhor filme, mas também relembrando alguns acontecimentos da premiação, sejam recentes ou mais antigas. Essa festa que, mesmo não sendo a justiça em prêmio, ainda é a maior cobertura sobre o Cinema que tanto prestigiamos e mais um motivo para vermos mais filmes interessantes. Mas, sabemos de onde surgiu esse movimento que foi crescendo em popularidade, riqueza e, porque não, polêmicas?

Em maio de 1927, surgiu a “Academia de Artes e Ciências Cinematográficas” ([i] Academy of motion picture arts and Sciences – AMPAS) com o intuito de apoiar e desenvolver , de maneira mais entusiasmada, os elementos artísticos e científicos em relação ao cinema da época que já tinha como ícones Murnau , Griffith, Sergei Eisentein e George Mélies. Com toda essa estrutura, a mesma organização elaborou um prêmio representante. A principio tudo simplório, realizado no Hotel Roosevelt, em Hollywood, aonde não chegava aos pés o [i] glamour [/i] exacerbado que se vê hoje e toda a sua expectativa, que começa desde o tapete vermelho e vai até o desfecho das longas horas de duração que antigamente duravam quinze minutos, num modesto jantar.

Mas... Por que o nome “Oscar”?


A razão definitiva não se sabe até hoje, pois em seu primeiro ano (1929) recebia apenas o nome de “Prêmio da Academia ao mérito” e apenas em 1939 recebeu o “apelido” de Oscar. Rumores dizem que pessoas que integravam a academia falavam que a forma da estatueta lembrava seus parentes, sejam tios, pais, amigos ou até ex-maridos que tinha como nome ou sobrenome Oscar. Mas, mesmo com essas possibilidades, a incerteza ainda predomina.

Os grandes ganhadores, as polêmicas, os micos, os arrebatadores, as decepções, as esnobações, veremos nas próximas apresentações do Blog. Até lá!

4 Response to "Por que diabos ... Oscar?"

  1. Acho que esse ano foi o que mais decepcionou em indicações ... grandes certezas de fora ... premios que mais parece arrumadinhos ...

    Mas esperamos que no dia ... a justiça seja feita ...

    abraços

    Bem legal essa espécie de "especial" que vc montou. Só para constar, Murnau e Griffith são gênios pra mim...

    Abraços!

    Anônimo says:

    Aguardo então esse especial sobre o Oscar ;-) E o novo banner do blog ficou muito bom, parabéns!

    Anônimo says:

    Gostei de algumas surpresas dentre os indicados, mas só terei certeza da qualidade destes quando tiver visto mais filmes selecionados. Ainda assim, aguardo seu especial ansiosamente.

    Ciao!

Powered by Blogger