TOP 30- 10º, 9º , 8º ,7º e 6º Colocados

Desde quando comecei o TOP 30 , percebi o quanto a semana passa rápido! Hoje, apresentaremos metade os dez melhores filmes do ano, segundo a rede blogueira e os demais ficam para semana que vem. Creio eu que conforme vamos chegando ao final da lista, a surpresa fica mais pelos filmes que não entraram, do que os que estão presentes. Ao menos pra mim. Mas, vamos começar a ver as dez melhores colocação.

10º Ensaio sobre Cegueira ( Blindness) NOTA: 8,470

Pela falta de um Cinema , onde estou morando este ano, ainda não tive a oportunidade de vê-lo, mas ainda bem que existe o download. Um dos filmes mais aguardados por muitos cinéfilos e também leitores, conseguiu não decepcionar a maioria das pessoas, sejam as que leram a obra de Meirelles ou não. E, nada mais justo do que pegarmos um trecho de uma crítica onde souberam assimilar perfeitamente o livro do filme, sem comparação forçados e isso foi visto no "Portal Cine":

O filme, assim como o livro, tem uma especial característica: o fato de não haver nome para as pessoas e para o lugar onde vivem. Isso tem como propósito a universalização da história. Porém, o filme e o livro vão muito mais além do que uma história de um mundo de cegos. Ele vem pra questionar se em terra de cego quem tem olho é rei, se realmente vale a pena enxergar no meio de tantos cegos. Vou dizer, na lata, o que mais me agradou na obra que Meirelles fez: foi o simplesmente fato de ter sido uma adaptação que me agradou, diante de tantas decepções que tive nos últimos anos.


...Por Robson Saldanha do “Portal Cine”.


9º O Orfanato (El Orfanato) NOTA: 8,555



O único a entrar no TOP30 duas vezes, em estar dentro da produção de algum filme, foi Guillermo Del toro. E, se tivesse participado de outros filmes este ano, também estaria dentro, com certeza. Aqui, Del Toro produz e Bayona dirigi esse longa que é um alivio dentro os filmes de horror da atualidade, que carecem de qualidade técnicas, mas aqui sobra esses quesítos. Além também de não ser apenas um filme de horror, mas também muito sensível, como foi dito no "Pelo lado de fora do Cinema", onde foi dificil escolher apenas um trecho da crítica:

Com um roteiro preciso sólido como poucos principalmente nesse gênero, alternando momentos de autentico pavor com outros tão ternos onde as lagrimas são inevitáveis.(...)


A interpretação de Belen Rueda é surpreendente, acompanhada de uma trilha musical genial, ambientações inesquecíveis e coadjuvantes da altura de Geraldine Chaplin em um papel feito a medida e no qual esta a parte mais aterradora do filme.(...)


O cine de horror do momento é extremamente ruim, não se leva a serio e é dirigido a um publico adolescente ou adulto sem muita exigência ou apenas fazem remakes de filmes clássicos e os destroçam, já não encontramos filme e como o já citado “The Changeling”, “O Exorcista”, “A Profecia” e é ótimo que recorram a ela e as adaptem com talento aos tempos atuais.

.

... Por Peterson Cera do “Pelo lado de fora do Cinema”.


8º Desejo e Reparação (Atonement) NOTA: 8,670



Um dos concorrentes ao Oscar deste ano, em que transborda qualidades técnicas e , durante a contagem, também este na briga pela liderança, mas algumas notas apenas razoáveis o fiz ficar na oitava posição o que não é de um todo ruim. Claro que não. Alguns apenas apreciaram o concreto. A parte técnica. Mas outros sofreram grandes rupturas pela história do mesmo, e nada mais justo do que deixar que o "Cine Vita" mais um vez, testemunhe toda a emoção que o longa transmitiu:
.

Não se ve a primeira metade de Desejo e Reparação como um filme qualquer. Desde que o filme começa, nós somos automáticamente mergulhados em uma profunda beleza. Seja o visual glorioso, que conta com uma magnífica fotografia e direção de arte, a edição impecável ou a trilha sonora impressionante de Dario Marionelli. É um sonho, é um delírio, é paraíso no cinema. Não se consegue resistir, não se pode tirar os olhos da tela e só resta apreciar e se apaixonar. E foi isso que eu fiz, me apaixonei por esse romance trágico perfeito, que não só se revela um dos melhores da década, mas cinema poderoso e surpreendente, que vai muito além de sua primeira metade tensa, envolvendo a audiencia em um sonho e entregando um final esmagador que te deixará de queixo caído e com o coração partido. Me digam, quantos filmes conseguem fazer isso hoje em dia?

.

...Por Wallyson Soares do “Cine Vita”.


7º Na Natureza Selvagem (Into the wild) NOTA: 8,770


Fiquei surpreso quando li todas as críticas da banca sobre este filme, e vi que a do Tiago Marin do "Cinefilando" tinha uma análise mais 'extra-filme' que apresentava uma visão mais paradoxal sobre a história. Há muito tempo, eu não me identificava tanto com um filme! Eu preservo a minha liberdade desde os meus 14 anos (Moro sem meus pais desde essa idade) e isto fez com que eu me apaixonasse por esse trabalho. Embora eu ache que as viões do Tiago tenham lógica, prefiro ficar com o deleite que o filme me passou, de que o personagem foi atrás da felicidade, nada mais que isso.

.

Pessoalmente, Na Natureza Selvagem foi o filme que mais me provocou, emocionou e questionou nessa temporada, e em alguns anos. Aqui falamos de assuntos muito debatidos (liberdade), exaustivamente mostrado no cinema, mas Sean Penn teve uma sensibilidade ímpar de não cair em estereótipos ou maniqueísmos. É um filme onde todos são vítimas e vilões, algo que vocês entenderão no fim do meu texto. (...)

.

E agora retomo e encerro. Todos são vítimas e vilões de si mesmos. Uma conclusão triste, de fato pessimista. Eu tento esquecê-la de uma forma geral. Mas aí, voltamos às fugas... E sim, isso é um

a visão muito pessoal minha, tanto da obra quanto da humanidade. Não quero que os outros concordem, mas que apenas reflitam. Talvez tenhamos as chances de mudar isso, e ainda em atos simples.

.

... Por Tiago Marin do “Cinefilando”.


6º Juno (Juno) NOTA : 8,954


Costumo dizer que "Juno" foi o representando de todos os públicos no Oscar deste ano. No meio de filmes tão mais agressivos, ainda assim essa obra bem simples conseguiu despertar um cinema verdadeiro e ainda encantar com sua simplicidade. É tudo muito bonitinho, dentro de um assunto tão sério. Vejamos mais detalhes pelo o texto postado no blog "Anfitrião".


Gravidez na adolescência pode não ser o melhor tema para ser tratado numa comédia, mas Juno tira de letra. Escrito pela ex-stripper Diablo Cody, a produção é sobre uma jovem que decide doar seu bebê para um casal que pretende adotá-lo. A premissa não vai muito além disso, mas quem disse que precisa ser uma história repleta de reviravoltas e assuntos político-sociais para ser um bom filme?

.

Aliás, o filme ganha pontos justamente pela sua simplicidade. Tanto a indicada ao Oscar, Ellen Page (a única a ganhar um prêmio da Helen Mirren ano passado por sua atuação em Menina Má.Com), quanto todo o elenco, seguiram o que parece ser palavra-chave do filme: “naturalidade”. Todos os personagens podem ser facilmente aquele seu amigo tímido, ou a sua prima excêntrica, ou sua professora tímida. Jennifer Garner, inclusive, merecia ter sido lembrada em alguma premiação.


... Por Marco do "Anfitrião".

16 Response to "TOP 30- 10º, 9º , 8º ,7º e 6º Colocados"

  1. Muito bom, Alyson!! Só acho um pouco impensável ver Juno na frente de Na Natureza Selvagem...

    Abraços!

    Em poucos filmes vi tanta inteligência como em Ensaio sobre a cegueira, tudo genialmente pensado... Para mim,é de longe o melhor filme do ano.

    Juno é fantástico... Elen Page faz uma respeitável e louvável atuação e louva-se tambem o trabalho da produção e da direção por terem transformado um assunto manjado em um espetacular filme!

    Abraços!!!!

    Estou esperando o top-5... tenho 4 filmes em mente (o 5º não consigo imaginar)

    Isso a cada dia fica afunilando ...
    Acho que não vai ter alterações agora ...
    Mas pensava que Juno seria top 5 ... Deixa para lá

    Abraços

    Nossa, tenho a impressão de que parece que acham que foi eu quem fiz a lista..rsrs. Foi por média de notas, gente, notas que vocês mesmo contribuiram.

    Abraço a todos.

    Anônimo says:

    Uau, só excelentes filmes a partir de agora! Na verdade nem gosto muito de "O Orfanato" e pensei que nem estaria na lista, mas os outros são ótimos e devem estar no meu top 10 do ano. Agora só faltam "Sangue Negro", "WALL-E" e "O Cavaleiro das Trevas". Só espero que "Onde os Fracos Não Têm Vez" seja o vencedor da lista, isso seria um pouco decepcionante. Assim como o Brenno, não consigo imaginar o quinto filme que falta ("O Escafandro e a Borboleta", talvez?). Abraço e mais uma vez parabéns pela iniciativa!

    Não sou dos mais entusiastas com JUNO e ORFANATO, do resto todos estariam na minha lista ...

    Valeu pelo destaque aí... Ensaio merece essa posição, só acho que talvez juno devesse ficar atrás dele e de Na Natureza Selvagem. Desejo e Reparação tem posição merecidíssima e O Orfanato não fica atrás. São quatro filmes excelentes!

    é uma pena, já saber que "there Will be Blood" está em primeiro !

    hahaha, acho que esta postagem esta mais divertida pelos "chutômetros" para saber quem ganhou, do que os filmes aqui recem expostos..hehehe. Cuidado com esses chutes altos, visse? Eu estou ansioso para divulgar os cinco próximos. Mudanças podem ocorrer, ainda neste semana.

    Abraços!'

    Continuo achando que Sangue Negro vai ganhar é mais que obvio !

    assim como o kau, acho impensavel ver juno na frente de into the wild mas adoreiiiiiiii
    bjokas,
    vivi

    Anônimo says:

    E só está melhorando. Desejo e Reparação considero o melhor da lista e está incluso no meu top 5, ao lado de Na Natureza Selvagem. Seguido por eles, Juno, que entra no meu top 10. Cegueira viria depois e finalmente O Orfanato, que não acho que merecia ficar num top 10, apesar de ser muito bom.

    1-Desejo e Reparação (10)
    2-Na Natureza Selvagem (9)
    3-Juno (9)
    4-Ensaio Sobre a Cegueira (8.5)
    5-O Orfanato (8)

    Ciao! E mais uma vez, grato pela menção à meu texto.... ;)

    Cara, acho Into the Wild o melhor filme dessa lista até agora!

    T. says:

    Wow! Os filmes que apareceram aqui entre 10º e 6º lugar era o que eu estava imaginando a grosso modo para estar entre o top 5...


    vou viver lamentando Juno receber tanto destaque, mas tudo bem!!!!


    E valew pelo apoio, adorei meu texto ali em Na Natureza Selvagem, que realmente me encanta.

    T. says:

    tentando adivinhar o top 5, imagino que The Dark Knight foi o gran campeão, né?

    Anônimo says:

    Excelente!! Ansiosa para ver que filmes estão no topo da lista.

Powered by Blogger