TOP 5 do TOP 30

Enfim chegamos a finalização da exposição dos melhores filmes do ano, segundo a rede blogueira. Durante essa semana, pensei que o novo filme dos Coen "Queime depois de ler" , repentinamente faria uma mudança na lista. Fazer fez, mas não dentro dos cinco melhores ainda. Agradeço nessa encerração a todos que acompanharam a exibição, desde o principio. Fico gratos. E vamos aos filmes...

5º O Escafandro e a Borboleta - NOTA: 9,022


No Oscar de 2008 eu queria alguma premiação para "O Escafandro e a Borboleta", principalmente pela direção. Mas, ainda assim, fico feliz pelo reconhecimento merecido que essa película teve. Existem vários fatores no filme a ser comentado, mas no "Pelo lado de fora do cinema" uma única frase já engloba o que filme transmite:

Obrigado Schnabel por essa lição de cinema, mas sobre tudo, obrigado Jean-Do por essa lição de vida

... Por Peterson Cera do "Pelo lado de fora do Cinema".

4º Onde os Fracos não tem vez - NOTA: 9,050

Vencedor do Oscar de 2008, mesmo sendo um filme tecnicamente pouco falho, acho que ainda assim faltou emoção para vencer os três filmes que estão a sua frente. Mas, ao menos nos trouxe o coração a boca por muitas vezes, além de ter feito um personagem maligno e que já é um marco dentro do cinema. Mais informações com o "Cinema Para Todos".

...a trama vai se desenrolando com foco em Llewelyn e Chigurh, em um jogo de gato e rato extremamente empolgante. Os irmãos Coen conseguem deixar o espectador atento. É um dos filmes mais violentos da dupla, se não for o mais, além de ser repleto de tensão. Tanto é que não lembro de ficar tão tenso assistindo algum filme de suspense recente. As atuações do filme são brilhantes, com destaque maior para Javier Bardem, que nos mostra um assassino sem escrúpulos e completamente assustador. Chigurh é o mal em pessoa. Você torce para a pessoa que está sendo perseguida por ele se salvar, pois o cara não tem misericórdia mesmo. Não se engane pelo cabelinho "chanel" usado pelo ator no filme.

... Por Ibertson Medeiros do "Cinema Para Todos".

3º Wall -E - NOTA: 9,227




Ah essa Pixar! Que nos presenteia a cada ano com alguma animação marcante. Desta vez foi "Wall-E" que também se torna um personagem memorável, não só ele, mas sim o filme num todo que é fortíssimo candidato ao próximo Oscar. Não só por ser uma animação simples, mas por muitos outros fatores que foram bem relacionados no "Cine Vita":


Se em “2001 - Uma Odisséia no Espaço” tinhamos uma máquina robotizada que começa aos poucos a pensar por sí própria, porque não podemos ter uma máquina que começa a sentir por sí mesma? Wall•E vem de influências diretras de Chaplin, e nos remete nostálgicamente à um cinema não de diálogos tolos ou ação desenfreada, mas humor sincero e fantástica visual. Ele surge como um ser amável e logo nos primeiros minutos do filme (todos sem diálogos, por sinal), nos vemos aos poucos nos apaixonando pelo robô. E, ao surgir a mistériosa Eva, vemos desencadear um sentimento humano cada vez mais escasso nos humanos: o amor. E é estranho, quase irônico, vermos tal sentimento ser transmitido por uma máquina, que se junta à tristeza de um mundo habitado por lixo e não gente. E tudo aquilo nos enche de prazer e fascinação, assistir adorávelmente e confortávelmente o aflorar de uma clássica história de amor entre duas máquinas em um lugar desolado e aterrorizante. O humor domina, a paixão contageia e cada plano do filme nos toca com uma extrema sensibilidade. Seja a trilha sonora maravilhosa de Thomas Newman, sempre genial, ou o visual simplesmente brilhante em todos os sentidos, detalhista, significativo, vibrante e apaixonante.

... Por Wallyson Soares do "Cine Vita".

2º Batman- O Cavaleiro das Trevas NOTA: 9,408

O filme mais assistido no ano e também pode se tornar o mais visto em todos os tempos! Poderia colocar uma imagem do Batman , mas sabemos que esse trabalho simbolizou ainda mais o personagem "Coringa", mas não é apenas dessa qualidade que esse baita filme usufrui, vamos ver mais o que foi dito no "Blog do Vinícius":


...Restringir as qualidades do trabalho de Nolan ao desempenho memorável de Ledger não é nem de longe suficiente para descrevê-lo como obra revolucionária do gênero como foi apontada. Revertendo muitas regras desse tipo de longa, às vezes se torna difícil enxergar uma produção típica de super-herói em O Cavaleiro das Trevas. Nolan busca a experiência alcançada em longas como Amnésia e faz dessa continuação um filme policial de qualidade inesperada, distante da idéia que funcionaria apenas como um blockbuster de méritos inquestionáveis (uma visão mais próxima daquela observada em Batman Begins e não nessa seqüência). Além disso, não é todo longa de ação que conta com um elenco à altura da excelência em roteiro e direção. Como de costume, Christian Bale está muito competente (apesar daquela voz terrível do herói), mas o destaque pertence ao time de coadjuvantes. Voltando aos seus papéis, Michael Caine, Morgan Freeman e Gary Oldman aproveitaram cada momento em cena (os quais não são muitos), ao passo que Maggie Gyllenhaal oferece um desempenho ao nível de sua personagem – algo não alcançado por Katie Holmes anteriormente.

... Por Vinícius do "Blog do Vinícius".


1º Sangue Negro - NOTA: 9,710


Teria o Oscar sido justo em 2008, caso não existisse "Sangue Negro", penso eu. Com uma vantagem até folgada deste filme sobre o segundo colocado, "There Will Be Blood" é mais uma obra-prima de Paul Thomas Anderson, em fazer um trabalho inspiradíssimo sobre todas as qualidades técnicas necessitadas para fazer este longa. E falando em inspiração, não houve texto mais inspirado do que o postado no "Cine JP", portanto resolvi não escolher apenas algum trecho, mas sim toda a crítica:

Aqui haverá sangue
Aqui haverá ganância
Aqui haverá desprezo
Aqui haverá humilhação
Aqui haverá a perca total
Aqui haverá morte
Aqui haverá abandono
Aqui haverá o ser humano
Aqui haverá petróleo.

Os falsos profetas pregam um deus lendário...
Sim, deus existe para eles, então não são profetas.
Mas já disseram quem é o deus dele...
E acreditem, não é o que eu ou você cremos

Quando vou para sorveteria perto de casa
Sempre escolho os sabores do meu milkshake
Às vezes coloco morango ou chocolate
Mas o que eles tomam não tem um gosto doce

Tem o gosto amargo
Lembrando o plástico e terra
Com cobertura de hipocrisia
E maldade... Muita maldade

...Por João Paulo do "Cine JP".

13 Response to "TOP 5 do TOP 30"

  1. Anônimo says:

    Estou chocado por ter acertado o top 5!!! E o melhor: à exceção de "Onde os Fracos não têm vez", todos também estão no meu top 5 do ano! Enfim, parabéns pela idéia de fazer essa lista, realmente muito bem realizada. E, claro, obrigado por citar meu texto!

    ERREI!!! Achei que WALL-E venceria, mas fico feliz por Paul Thomas Anderson, é incrível como ele tão jovem consegue mostrar tanta competência e inteligência, Sangue negro pode sim ser considerado um épico.
    Alyson, meus parabéns pelo sua fantástica iniciativa e que venha 2009!
    Abraços!!

    TDK na frente de Onde Os Fracos não gostei. Mas a primeira colocação está em boas mãos.

    Abraço!

    Alyson, gosto da presença de 4. Wall-e, apesar de ser deslumbrante visualmente, não é um filme perfeito (pelo menos pra mim).

    Os demais, merecem estar na lista! O meu top 5 seria:

    5. Batman - O Cavaleiro das Trevas
    4. Onde os Fracos Não Têm Vez
    3. Na Natureza Selvagem
    2. O Escafandro e Borboleta
    1. Sangue Negro

    Boa semana!

    Pra mim, SANGUE NEGRO é um ótimo filme, mas não estará no topo da minha lista de melhores ...

    Todos fantásticos e Sangue Negro e O Escafandro e a Borboleta ainda tá na minha mão, verei em breve!! agora com esse top 5, fiquei mais curioso ainda!! hehehe

    Anônimo says:

    ADOREI A LISTA! Todos filmes excepcionais e que entram no meu próprio top 10. O Escafandro e a Borboleta é belíssimo, Onde os Fracos Não Tem Vez merecidamente ovacionado, Wall-E um primor, Batman uma obra impressionante e Sangue Negro simplesmente uma obra-prima perfeita.

    Minha ordem seria exatamante a mesma, com a inversão de Batman e Wall-E.

    Obrigado pela citação e parabéns pela excelente iniciativa!

    Ciao!

    Anônimo says:

    Fui um dos poucos [ou o único xD] que não gostaram muito de Wall-e. Escafandro e a Borboleta é um ótimo filme, mas não permeia entre os meus melhores do ano. Mas é um bom top - dois filmes também estão entre os meus 5 melhores.

    []s!

    Anônimo says:

    Não sou a maior fã de "Onde os Fracos Não Têm Vez" e "Sangue Negro", mas entendo o por quê da presença dos dois filmes no top 05. Parabéns, mais uma vez, pela iniciativa!

    T. says:

    Eu sou um dos que não lambe o chão de Wall-E. Acho ele com algumas falhas lamentáveis...


    Mas gostei do top 10 do ano...

    Muito legal esse top cinco. Me faz lembrar que, antes de me livrar de 2008, tenho que ver "Sangue Negro" e "Wall-E".

    Excelente final de semana.

    Gostei bastante do Top 30!
    Não discordo de praticamente nada...
    Mas acho que O Orfanato fica depois do 30...o filme se enrola demais, fica desinteressante ao longo dos minutos. Fora isso, acho que os que estão merecem mesmo.
    Grande Abraço, ótima virada do ano!
    Depois passe no Eco, voltei a atualizar!
    Abraço

    Adorei o Top 5. Só tem filme excelente!

    Um 2009 maravilhoso para você, viu?
    Que venham muitos filmes inesquecíveis pela frente!

    Beijocas

Powered by Blogger