Do papel para as telonas


O erro mais comum quando se trata da definição de Roteiro cinematográfico é confundi-lo com a história do filme, em um todo. Não. Roteiro vai muito além disso, embora os elementos que a história possui faz, também, roteiro construir as suas originalidades.  
Tentando ser prático: quando você planeja uma viagem, você já pré-visualiza os lugares que irá passar (espaço), o que irá ver primeiro e por ultimo (plano, quadro...), quem encontrará (personagens) e o que precisará falar (diálogos) e dentro dessa rota, muita coisa pode acontecer para se atribuir o texto final dessa experiência.
Assim segue o roteiro, como um discurso verbal, escrito de forma a permitir a pré-visualização do filme por parte do diretor, dos atores, dos técnicos, etc. Sua qualidade pode ser destacada por diversas maneiras, mas geralmente o que o enaltece é a sua criatividade e condução que precisa ser bem amarrada em seu desfecho, sem deslizes, buracos ou alguma solução de intriga que não calhe com a obra.
Dada uma possível e simples definição – já que o roteiro só se concretiza quando se torna filme –, vamos aos 5 melhores roteiros de 2015:







0 Response to "Do papel para as telonas"

Powered by Blogger