Por um Novo Terror - Parte 2


Recapitulando a primeira parte da reflexão sobre o que o terror se tornou nos anos 2000, vimos que o prazo das tendências do gênero tornou-se curta, baseadas em seqüências de seriais killers que rapidamente perdiam a atenção e apareciam refilmagens de clássicos ou de obras estrangeiras (fora de Hollywood) e esta tendência tardava o reconhecimento de alguns trabalhos que não seguiam nem os padrões de assassinato em série e nem o de remakes, mas que apresentavam uma premissa interessante. E por falar em premissa, é por esta característica que este estilo recebe em 2004 uma nova tendência e um ibope ao tipo, mas que – como dito na edição anterior – não é sinônimo de qualidade.

Contudo, a arte num todo aqui será composta de uma mesclagem de estilos que foram e são lançados ano a ano, sem uma organização concreta e assim praticamente oficializou-se que o horror partia para uma loteria em que cada produção elaborava seu produto e aguardava a boa recepção ou, mais do que isso, a sorte de ter seu filme único e referência base para outras elaborações. E eis que surge, então, Jogos Mortais (2004) que deu ponta pé inicial a predominância do “Torture Porn” no gênero que, junto de suas sequências anuais, foi acompanhado por “Desejos Mortais” (2004) e criou uma curiosa “rivalidade” com “O Albergue” (2005) por estes se embutirem em mesmos princípios.

Todavia, as obras que continham as tão aclamadas cenas torturantes, que cobriam pseudo roteiros inteligentes, não estavam sozinhas e singulares ao gosto popular, pois dividiam a atenção com trabalhos que arriscavam outros caminhos que não fossem o sensacionalismo permanente e resultam no lançamento de longas como “Madrugada dos Mortos” (2004), um eficiente filme com Zombies, que quebrava não só este padrão, mas outros paradigmas que Hollywood apresentava no cinema como um todo. Além desse refresco qualificativo nesta passagem dos anos dois mil, tivemos o lançamento de “Espíritos – a morte está ao seu lado” (2004) obra tailandesa que ganhou espaço até mesmo no cinema brasileiro, trazendo um brilhante roteiro (principal quesito deplorado no gênero), com cenas extremamente tensas e que realmente assustava, sem usar de meios batidos.

Ainda que estes dois filmes sejam cada um significativos para estes últimos anos, ainda assim foram insuficientes para tirar a febre do “Torture Porn”. E nem mesmo Takashi Shimizu gravando novamente sua obra “O Grito” (2004) e a batalha que muito poderia render entre “Alien vs O predador” (2004), resultando em fiascos em meio ao público já enjoados de remakes, não cortando então as tendências da franquia “Saw”. Ao contrário destes, por mais que seguissem cada um a sua característica diferente do que se tendenciava , ainda assim obtiveram qualidade ou reconhecimento popular.

Um deles é “Abismo do Medo”(2005) , claustrofóbico, tenso, bem atuado e em certa parte original e enigmático. A refilmagem “A Casa de Cera”(2005) vinha também para compor os filmes ruins, porém populares da Dark Castle , trazendo de volta os thrillers de assassinatos, semelhantes aos do inicio da década e assim fez um certo sucesso com a garotada. E também, embora seja em primeira instância um filme sobre um tribunal, “O Exorcismo de Emily Rose” (2005) trás um trabalho decente, conseguindo prender pelas cenas de possessão, assim como nas do julgamento. Trouxe Jennifer Carpenter como a possessa, numa atuação respeitosa, mas que não se sustenta nos dias de hoje. Entretanto, o destaque ainda ia aos “Jogos Mortais” que apresentava o segundo filme da franquia atingido recorde de bilheteria.

Com isso, por mais que o gênero começasse uma diversificação, ainda assim a aura e expectativa que permeava o terror era qualquer semelhante à série “Saw”. Curiosamente, os longas que se arriscaram em outros estilos que não o predominante, não pertenciam aos Estados Unidos como um todo, como “Espíritos – A morte está ao seu lado”, da Tailândia, “Abismo do Medo”, da Inglaterra e “Madrugada dos mortos”, meia produção francesa, japonesa e americana. Era o firmamento de uma franquia que a muito não se via, mas que depois obviamente vai perdendo a força. O público pede algo novo e os próximos anos voltaram a sofrer.


Jogos Mortais (ロロ) Filme Regular

Desejos Mortais (ロロ) Filme Regular

O Albergue (ロロ) Filme Regular

Madrugada dos Mortos (ロロロロ) Filme Ótimo

Espiritos – A morte está ao seu lado (ロロロロロ) Filme excelente

O Grito () Filme ruim

Alien vs O Predador () Filme Ruim

Abismo do medo (ロロロ) Filme bom

A Casa de cera (ロロ) Filme regular

O Exorcismo de Emily Rose (ロロロ) Filme bom

7 Response to "Por um Novo Terror - Parte 2"

  1. O remake de Madrugada dos Mortos foi excelente, surpreendeu muita gente, inclusive a mim, que sou um fã de carteirinha do George Romero. Quanto a Abismo do Medo, outra surpresa. Que tensão absurda de ficar naquela caverna! Só achei os "monstros" pouco inspirados.

    Discordo um pouco em relação a Espírito... não consegui me envolver muito com ele não. Quem sabe na próxima!

    Bela análise cara, parabéns!

    Valeu, Bruno. Cara, "Espíritos" para mim é um dos melhores terrores da época, certamente no meu top 10. Ter o enredo baseado no acasalamento do Louva-Deus? Nossa, fantástico. Acho-o muito bom mesmo. Também gosto muito dos outros filmes comentados por você. Abraço!

    Kamila says:

    Como eu já mencionei algumas vezes, o terror é meu gênero cinematográfico menos favorito. Acho um gênero totalmente redundante, que pouco surpreende mais. Acho que, recentemente, tivemos obras, nesse gênero, com visual bastante interessante, como o próprio remake de "Madrugada dos Mortos" e de "O Massacre da Serra Elétrica", que tem aquela linguagem mais crua e documental, mas de nada adianta ter esse visual se os filmes continuam com roteiros péssimos.

    A falta de criatividade realmente assombra as mais recentes produções. Seu debate é extremamente válido para mim, já que sou entusiasta do cinema de horror de qualidade, ainda que, salvo raríssimas vezes, eu não tenha muitos motivos para continuar dele gostando.

    "Espíritos" e "Abismo do Medo" são os meus favoritos.

    Madison says:

    Hi! Great site! I'm trying to find an email address to contact you on to ask if you would please consider adding a link to my website. I'd really appreciate if you could email me back.

    Thanks and have a great day!

    Ramiro says:

    This is great!

Powered by Blogger