O Filme antigo do mês.


Vá e Veja ( Id i smotri/ Come and see - 1985)

Retrato através de um jovem sobrevivente bielo-russo da invasão alemã ao seu país, “Vá e Veja” é um filme ao qual você nunca viu nada igual. Demoramos a nos acostumar com todos os paradoxos que a história do filme nos remete, pois ora nos deixa de estômago revirado com algumas cenas desconcertante, que um segundo depois se torna tão terna a ponto de umedecer nossos olhos, não pela cena demonstrar melancolia, mas por se tratar de um cinema tão verdadeiro.

.

Com explosões e balas passando tão próximas dos atores (Como o próprio protagonista, Alexei Kravchenco, disse em entrevistas) , o filme , em uma única tomada de bombardeamento aéreo, já descarta uma era de produções cinematográficas envolvendo guerras e suas bombinhas que comparados ao desse filme viram peidos-de-véia (Aquele que joga no chão e faz um barulhinho).

.

Não pense que é através disso que o diretor Elem Klimov merece os mais sinceros elogios. Detalhe para a perfeita harmonia de duas ou mais músicas com melodias diferentes em uma única cena, que é fotografada com primor. Além da câmera que remete ao olhar indireto dos personagens ser genial! Obrigando cada um mostrar a realidade emotiva que flora a cada momento, mas sem parecer que o diretor quis ser metalingüístico. Sendo assim, a competência de seus atores é provada de maneira soberba, principalmente o protagonista Alexei que tem uma atuação completamente entregue a figura, fisicamente cada vez mais chocante e a um estado psicológico tão perplexo. O enquadro final de sua revolta à Hitler e ao bendito nazismo, que tirou vidas que ele mesmo acompanhou, é de arrepiar.

.

Um clássico. E todo o cinema dentro de um só filme.

.

.

Cotação: ロロロロ+ (Obra-prima)


3 Response to "O Filme antigo do mês."

  1. Wally says:

    Confesso que não conhecia. Mas bem que fiquei intrigado este seu texto...

    Kamila says:

    Nunca tinha ouvido falar desse filme antes, mas o texto me deixou curiosa!

    T. says:

    Cara estou muito feliz que o blog voltou!!!! Era um dos meus favoritos, e fiquei sinceramente sentido achando que ele teria acabado!


    Estou ansioso pelo top 30 deste ano, espero que nós do Cinefilando façamos parte dele - apesar de ter sido um dos anos mais fracos que já vivi no Cinema, e apesar também do Cinefilando também ter desacelerado este ano..

    Abraços!

Powered by Blogger